O processo de alugar um imóvel para morar envolve muitos detalhes que exigem a atenção tanto do locador como do locatário. Nesta sequência de informativos, serão tiradas as dúvidas e repassado as normas e Lei do Inquilinato.
Além de entender seus direitos e deveres, as duas partes envolvidas precisam entender como são definidos os valores de locação, reajustes e o que fazer quando o aluguel não é pago.
Pensando nisso, separamos as principais dúvidas financeiras de quem vai alugar um imóvel.
1. Como é calculado o preço para a locação do imóvel?
A Simão imóveis conta com especialistas em captação que avaliam o imóvel conforme os aspectos que serão citados.
Custo Unitário Básico
O preço de locação de um imóvel é influenciado por suas dimensões, padrão construtivo e tempo de uso. Algumas dessas questões podem ser referenciadas pelo Custo Unitário Básico (CUB), que é calculado pelo Sindicato da Construção Civil do estado onde o imóvel se encontra.
Valor de venda
Uma convenção do mercado para definir um valor de aluguel é considerar 0,5% a 0,6% do valor de venda do imóvel. Lembrando que este custo é líquido e não inclui IPTU e condomínio.
Valor de mercado na região
Os valores já praticados no bairro do imóvel também podem ser um indicador para a precificação. No caso, imóveis em condições e características parecidas ou até no mesmo prédio podem servir como parâmetro.
Localização
Outro aspecto importante para a definição do preço é a facilidade de acesso a comércio, serviços, opções de lazer e oferta de transporte. Quanto mais completa a região próxima ao seu imóvel, mais alto pode ser o valor a ser pago.
Idade do imóvel e necessidade de manutenção
Um imóvel com estrutura mais antiga certamente inclui um custo de manutenção maior do que um mais novo, e o preço é influenciado por essa questão. Por outro lado, se o imóvel está novo ou seminovo, ele oferece mais comodidade para receber o locatário e pode custar mais caro.
Essa é a primeira série de dicas que montamos para auxiliar a sua locação. Fique ligado em nosso blog, para as próximas dicas!
Referência
Redação Lopes